3.1.17

Broa de milho

A broa de milho não é das receitas mais fáceis nem das mais rápidas de se fazer [precisará de cerca de 2h20m até ter a sua broa na mesa] mas não há dúvida que, quando vemos o resultado, todo o esforço compensa.
aqui tinha deixado uma outra versão de mini broas de milho com azeitonas mas desta vez optei pela versão tradicional, do livro "ABC da Bimby". A farinha de milho é biológica e veio da Maria Granel, o fermento é o que nunca me deixa ficar mal: Fermipan.


BROA DE MILHO


Ingredientes para a massa de levedura:
- 100g água
- 5g fermento de padeiro seco (cerca de 2 colheres de chá)
- 50g farinha de trigo tipo 65
- 1 colher de chá de açúcar

Ingredientes para a broa:
- 300g água
- 250g farinha de milho
- 30g azeite
- 1 colher de chá de sal
- 100g farinha de trigo tipo 65
- Azeitonas pretas em rodelas [a gosto]

Preparação da massa de levedura:
1. Coloque no copo a água, o fermento, a farinha, e o açúcar e misture 10 seg/vel 3. Retire para um recipiente e deixe levedar num local morno cerca de 30 minutos ou até dobrar de volume.

Preparação da broa:
2. Coloque no copo a água e aqueça 3 min/100°C/vel 1.
3. Adicione a farinha de milho e envolva 1 min/vel 3. Retire o copo da base para que arrefeça mais depressa e aguarde cerca de 10 minutos, até atingir os 37º. Adicione a massa de levedura, o azeite, o sal, a farinha de trigo e amasse 4 min/vel. espiga.
4. Retire a massa para um tabuleiro de forno polvilhado com farinha, molde uma bola e polvilhe com farinha. Deixe levedar num local morno cerca de 50 minutos ou até dobrar de volume. Entretanto, pré-aqueça o forno a 200ºC.
5. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C cerca de 50-60 minutos. Deixe arrefecer sobre uma rede antes de servir.


1 comentário: