2.1.17

Flapjacks - Deliciously Ella

Num ataque de fome em que estava prestes a vingar-me no chocolate, canalizei o meu excesso de energia indo para a cozinha preparar algo mais saudável. 
Gosto muito do livro "Deliciously Ella" [em português, As Delícias de Ella] da Ella Woodward, pois tem receitas muito simples e saudáveis. Folheei-o rapidamente e encontrei a receita de Flapjacks, designação dada no Reino Unido e na Irlanda às famosas barrinhas de cereais. Espreitei a lista de ingredientes, vi que tinha tudo o que precisava e deitei mãos à obra.
Como estava com alguma pressa [ou por outras palavras, com muita fome] e o método de confecção era fácil, não adaptei à Bimby. De qualquer forma, mesmo no tacho, é igualmente rápido.


FLAPJACKS
[Receita do livro "Deliciously Ella"]


Ingredientes:
- 3 canecas de aveia (360g)
- 2 bananas (200g)
- 6 colheres de sopa de xarope de ácer
- 6 colheres de sopa de manteiga de caju (ou de qualquer outra oleaginosa)
- 4 colheres de sopa de óleo de coco, mais um pouco para untar

Preparação:
1. Pré-aqueça o forno a 200º (ventilado 180º)
2. Coloque a aveia numa tigela.
3. Esmague as bananas com um garfo e junte-as, num tacho, ao xarope de ácer, à manteiga de caju e ao óleo de coco. Deixe cozer em lume brando até que se forme um líquido [no meu caso, ficou uma pasta e não um líquido].
4. Deite o líquido sobre a aveia e mexa bem, de forma a que esta fique totalmente submersa [neste passo, retirei o tacho do lume, juntei a aveia e misturei tudo directamente no tacho].
5. Unte um tabuleiro com óleo de coco. Deite a mistura no tabuleiro, pressionando-a com uma espátula, para que fique compacta.
6. Deixe cozer durante 10-15 minutos até que a superfície comece a ficar dourada.
7. Quando a massa estiver cozida, retire o tabuleiro do forno e deixe-o arrefecer completamente antes de cortar os flapjacks.


Nas primeiras duas dentadas não fiquei muito convencida com o sabor... Parecia um pouco estranho. Mas, assim que me familiarizei com com o primeiro quadrado, foi o que bastou para comer mais dois!

Sem comentários:

Enviar um comentário